Os diferentes tipos de inteligência: Você sabe qual foi mais estimulada por você?

Os diferentes tipos de inteligência
Embora alguns tipos de inteligência sejam geralmente mais reconhecidos e, por vezes, até mais valorizados, a realidade é que nenhum tipo de inteligência é melhor que outro. Em vez disso, é mais importante saber que tipo de inteligência foi mais estimulada por você. Isso pode ajudá-lo a maximizar suas vantagens inerentes e destacar uma área onde você pode precisar exercitar algum esforço extra.
Que tipos de inteligência eu tenho?
A palavra inteligência muitas vezes evoca imagens de matemática e ciências ou testes de QI e algoritmos complicados. Pessoas que se acredita terem alta inteligência são valorizadas e muitas vezes consideradas um nível acima do resto. O que é inteligência? E existe apenas um tipo de inteligência? E se você for inútil em matemática, mas brilhante em línguas... isso o torna pouco inteligente? Ou você só precisa de uma maneira diferente de enquadrar as coisas quando você estuda?
9 tipos de inteligência
Estas são as mesmas questões que Howard Gardner (psicólogo) abordou em seu livro de 1983, “Frames of the Mind: The Theory of Multiple Intelligences”. Aqui, Gardener explica que as pessoas não têm uma capacidade intelectual definida, mas sim muitos tipos de inteligência, por exemplo, uma pessoa pode ser musicalmente inteligente, mas péssima com números.
Em seu livro, Gardner argumenta que as visões psicométricas tradicionais de medição da inteligência são muito estreitas e não conseguem capturar todas as habilidades e talentos que as pessoas possuem. Ele afirma que seria incompleto julgar a inteligência de alguém apenas por um ou dois fatores. Em vez de nos ajudar a nos compreender melhor, Gardner explica os nove tipos de inteligência com exemplos.
1. Inteligência Naturalista
Você já percebeu como algumas pessoas podem fazer qualquer coisa planta crescer? É como se eles tivessem um “polegar verde”. Outros se conectam facilmente com os animais e alguns se sentem completamente à vontade na natureza. A inteligência naturalista descreve pessoas que são sensíveis ao mundo natural. Eles gostam de estar ao ar livre, nutrir e explorar o meio ambiente. Pessoas com alta inteligência naturalista são sensíveis a mudanças sutis na natureza e no ambiente ao seu redor.
2. Inteligência Musical
Nem todo mundo tem polegares verdes e amor pela vida ao ar livre. Em vez disso, algumas pessoas são naturalmente atraídas pela música. Pessoas com inteligência musical são geralmente mais sensíveis ao som e muitas vezes captam ruídos que outras pessoas normalmente não perceberiam. Eles têm um excelente senso de ritmo e a capacidade de reconhecer tom e altura. Na maioria das vezes, eles tocam um instrumento ou estão envolvidos na música como profissão.
3. Inteligência Lógico-Matemática
De todos os tipos de inteligência, a inteligência lógico-matemática é a mais semelhante à que normalmente associamos à inteligência geral. Pessoas com esse tipo de inteligência são excelentes em matemática e no trabalho com números. Eles podem reconhecer padrões facilmente e elaborar processos de maneira lógica. Eles têm excelentes habilidades de raciocínio e muitas vezes conseguem se livrar de problemas. Pessoas com alta inteligência lógico-matemática são frequentemente atraídas por jogos que envolvem estratégia e resolução de quebra-cabeças.
4. Inteligência Existencial
Embora muitos de nós estejamos felizes em viver nossas vidas dia após dia, pessoas com altos níveis de inteligência existencial muitas vezes pensa mais profundamente sobre ocorrências diárias. Eles fazem perguntas semelhantes a por que estamos aqui? E qual é o sentido de tudo isso? Muitas vezes são pensadores profundamente filosóficos e têm a capacidade de procurar respostas para questões maiores do que eles próprios. A inteligência existencial é frequentemente chamada de inteligência espiritual ou moral.
5. Inteligência Interpessoal
Você tem uma habilidade natural de se dar bem com os outros? Você é bom em ler pessoas e situações sociais? Se for esse o caso, é provável que você tenha um alto nível de inteligência interpessoal. Pessoas com esse tipo de inteligência costumam ser boas em ler sinais verbais e não-verbais, bem como em determinar temperamento e humor. Eles sentem empatia facilmente. Muitas vezes este tipo de inteligência pode ser encontrado em líderes, políticos, assistentes sociais,treinadores de vida e psicólogos.
6. Inteligência Linguística
A inteligência linguística é o tipo de inteligência mais comumente compartilhada pelos humanos. Envolve nossa capacidade de pensar em palavras e usá-las para nos fazer entender. Pessoas com alta inteligência linguística são muito boas em expressar seus sentimentos e pensamentos em palavras, a fim de fazer com que os outros os compreendam. Eles são atraídos por atividades como leitura, escrita e falar em público.
7. Inteligência Corporal-Cinestésica
Pessoas com alto nível de inteligência corporal-cinestésica têm um excelente senso de timing e uma ótima coordenação mente-corpo, bem como habilidades motoras finas e grossas. Eles são capazes de usar seus corpos para transmitir sentimentos e ideias e, como resultado, muitas vezes assumem papéis na dança, no esporte ou na medicina. Eles usam seus corpos para resolver problemas e criar algo significativo.
8. Inteligência Intrapessoal
Você entende seus pensamentos, sentimentos e emoções e é capaz de usar essa compreensão no seu dia a dia? Se for esse o caso, você provavelmente possui alta inteligência intrapessoal. A inteligência intrapessoal refere-se à compreensão de si mesmo e da condição humana como um todo. São conhecidos como pessoas “autointeligentes” e, apesar de terem uma compreensão mais profunda das próprias emoções, muitas vezes são bastante tímidos. Filósofos, líderes espirituais, psicólogoe os escritores geralmente têm alta inteligência intrapessoal.
9. Inteligência espacial
A inteligência espacial é definida como a capacidade de considerar as coisas em três dimensões. Pessoas com alta inteligência espacial são geralmente muito criativas e costumam ter uma imaginação fértil, alta habilidade artística e excelente raciocínio espacial. Essas pessoas são frequentemente chamadas de “inteligentes em imagens” e podem ser encontradas em profissões como arquitetura, design e leitura de mapas.
O valor de saber que tipo de inteligência mais estimula no seu dia-a-dia.
Uma boa compreensão dos diferentes tipos de inteligências proporciona uma compreensão mais ampla da inteligência, sugerindo que existe um conjunto de potencial e capacidade de crescimento que nós, como sociedade, não exploramos totalmente. Além disso, não é bom saber que mesmo que você seja completamente inútil em matemática, isso não significa necessariamente que você não seja inteligente!
Ao identificar qual delas é mais predominante em seu próprio perfil, você pode adaptar suas estratégias para se comunicar e engajar melhor com seu público.
Por exemplo, se você descobrir que possui uma inteligência musical desenvolvida, pode usar a música como uma ferramenta de estímulo cognitivo criativo em suas atividades e comunicações. Se for a inteligência espacial, você pode explorar abordagens visuais e espaciais em seu trabalho. Conhecer suas próprias forças e preferências cognitivas pode ser um trunfo valioso.
Quer saber mais sobre como estimular as 9 inteligências, entre em contato conosco.!
Fonte: Lourenço, Leandro Dias, 2023.



