Senhora Juventude: Segredos da Longevidade

Mente sã, corpo são
O exercício mental é tão importante quanto o do corpo. Um estudo americano acompanha 30 voluntários de 58 a 86 anos para investigar quanto aprender novas habilidades faz bem ao cérebro. Ao longo de três meses, eles tiveram que aprender três atividades totalmente novas.
Um dos estudantes é Jim Ryan, de 74 anos. Ele conta que quando foi pedido para que começasse a pintar quadros ficou apavorado. "Eu estava com medo até de encostar o pincel na tela. Mas depois da primeira pincelada, você dá a segunda e vai vendo o que acontece", fala.
A professora de psicologia da UC Riverside Rachel Wu, que coordena a pesquisa, comparou os resultados do grupo com os de antes das aulas de novas atividades. Em apenas três meses, eles aumentaram a capacidade cerebral para um nível de pessoas de 40 ou 50 anos.
Na sequência do estudo, Jim e outros voluntários tinham escolhido e passaram a estudar história e poesia. Um ano depois, a professora Rachel refez os testes e constatou que o grupo obteve resultados semelhantes ao de alunos que acabaram de entrar na Universidade, com 19 anos.
"É inacreditável. A gente checou tudo de novo umas cinco vezes para ter certeza de que não tinha erro", completa a professora.
A fonte da juventude é apontada como a última fronteira da medicina e, manter-se ativo, suando o corpo e desafiando a mente ainda é o melhor jeito de enfrentar o futuro.
Fonte: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/12/31/senhora-juventude-nova-serie-do-fantastico-mostra-segredos-da-longevidade.ghtml



